sábado, 22 de agosto de 2015

Publicidade grátis

É bem conhecido o slogan "O que é Nacional é bom". Mas os meios de comunicação têm uma forte fatia de publicidade de produtos estrangeiros, que por vezes também são bons. Aliás actualmente o proteccionismo está mal visto e a discriminação não é tolerável. Nada há, pois, contra a publicidade a produtos estrangeiros. Mas o que não está bem visto nem é tolerável é a publicidade disfarçada de notícia. E quando essa publicidade é descarada e não vem nada a propósito não é aceitável. Hoje, na TVI, durante a apresentação do Noticiário por Judite Sousa, depois de se falar no Verão e na frequência das praias, passou uma reportagem sobre a praia de Ayamonte. Não foi um apontamento curto, mas um longo elogio das condições da praia espanhola com entrevistas a vários frequentadores, quase todos espanhóis mas também alguns portugueses. Todos disseram muito bem da praia. A que propósito? Publicidade encapotada? Lembrei-me lodo de que a TVI depende da Prisa, que é espanhola, mas pode ser mero acaso. Não gosto de acusar ninguém nem nenhuma instituição sem provas, mas lá que parecia publicidade, parecia. Apenas as imagens talvez não fossem as mais bem escolhidas para fazer propaganda: areia escura e paisagens que não podiam concorrer com as nossas praias mesmo ali ao pé.

Sem comentários: