domingo, 14 de junho de 2015

António Manuel Baptista



Apesar de já ter passado uma semana, não quero deixar de expressar o meu desgosto pela morte de António Manuel Baptista. As suas crónicas científicas na televisão deixaram uma profunda impressão não só em mim, mas também no meu filho mais velho, que seguia comigo os programas com grande interesse. O meu filho mais novo era demasiado jovem para se interessar e afinal foi ele que se formou em Física e que segue na Física a sua carreira. Os programas apresentavam as leis da Física de modo original e acessível, mas sem perder a exactidão e nós não perdíamos um só. Mas não era só a Física que nos interessava, mas sim o sentido verdadeiramente cientifico que dava às suas explicações.

Mais recentemente encontrei o livro "O Discurso Pós-Moderno Contra a Ciência"


em que António Manuel Baptista desmonta com clareza e sentido crítico teses de Boaventura Sousa Santos, teses essas também mais tarde criticadas pelo meu amigo Jorge Dias de Deus no livro "Da Crítica da Ciência à Negação da Ciência". Ambos me deram momentos de verdadeiro prazer de leitura.

Sem comentários: