quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Nella Maissa

A notícia da morte da pianista Nella Maissa trouxe-me recordações que julgava esquecidas. A memória prega-nos destas partidas: Coisas (factos, imagens, músicas, poesias) que pareciam definitivamente esquecidas e apagadas da memória aparecem subitamente nítidas, vindas de qualquer conjunto recôndito de neurónios. Nunca assisti a um concerto de Nella Maissa, não possuo qualquer disco dela, mas via-a muitas vezes tocar piano. Sucede que eu acompanhava a minha irmã quando esta ia às aulas de ballet de Mme. Ruth Asvin e era exactamente Nella Maissa que tocava ao piano as músicas que as alunas dançavam. Lembro-me principalmente do Concerto de Grieg e da Finlândia de Sibelius em versões para piano solo, que ouvi repetidamente durante os ensaios. Foi muito mais útil para ficar a conhecer estas e outras obras do que se as tivesse ouvido apenas num concerto. Além disso, o filho de Nella Maissa, Ricardo Maissa, era meu colega no Liceu, o que me levou a dar mais atenção e a apreciar mais atentamente o modo como Nella tocava. Tudo isto estava escondido na minha memória para regressar agora.

Sem comentários: