sábado, 26 de julho de 2014

O neo-liberalismo em que vivemos

Eu não sabia que vivíamos em neo-liberalismo, muito menos em neo-liberalismo repressivo. Mas Adriano Moreira (AM) elucidou-me agora, ao declarar que «Sou contra o neoliberalismo repressivo em que vivemos». Pensava que quando se vivia nesse estado repressivo se dava por isso e, para falar a verdade, eu não tenho dado. Pode ser distracção minha, já que há que reconhecer que AM tem muito mais prática de regimes repressivos do que eu. Mas, o regime repressivo em que AM viveu não era mesmo nada liberal, nem neo nem não neo. Se é certo que AM tenha sido, de início, simpatizante da oposição ao Estado Novo, tendo chegado a ser preso, mais tarde veio a aproximar-se cada vez mais do regime de Salazar, que chegou a chamá-lo para o Governo. Por isso talvez seja mais contra o aspecto neo-liberal do que contra o aspecto repressivo.

Sem comentários: