sábado, 27 de julho de 2013

Alta velocidade

O trágico acidente de comboio perto de Santiago de Compostela tem sido objecto de horas e horas de notícias com milhares de informações de pormenores, mas há aspectos que não se compreendem. O comboio Alvia Madrid - Ferrol é, segundo as notícias, considerado um "comboio de alta velocidade". Ora o acidente deu-se alegadamente por ter feito um curva, onde o limite de velocidade é de 80 km/h, a mais de 200 km/h. Ainda ninguém esclareceu qual é a velocidade máxima deste tipo de comboios fora de curvas tão apertadas como a do local do descarrilamento. Mas as referências a afirmações do maquinista em que se vangloriava de circular a mais de 200 km/h não referiam se se tratava também de velocidade na curva fatídica ou se esta velocidade é demasiado elevada para todo o percurso. Uma imagem que o maquinista teria inserido na sua página do facebook mostra um velocímetro em que o máximo na escala é da ordem de 200 km/h. Qual será então a velocidade normal para este comboio, fora das curvas apertadas como aquela?

A noção que eu tinha de comboios de alta velocidade correspondia a velocidades muito superiores. O TGV francês corre normalmente a 320 km/h e os TGVs podem viajar também em linhas tradicionais à velocidade máxima normal dessas linhas com um limite de 220 km/h. (pt.wikipedia.org/wiki/TGV). Além disso, o alfa pendular Lisboa - Porto da CP atinge uma velodidade máxima de 220 km/h [pt.wikipedia/wiki/Alfa_pendular_(CP)] e não é considerado um comboio de alta velocidade. O projecto do Governo Sócrates para a linha Lisboa - Porto era fazer uma linha nova de alta velocidade para reduzir o tempo de viagem em 30 minutos. Aliás a definição que conheço de "comboio de alta velocidade" define-o como ciirculando a velocidades "excedendo os 250 km/h (pt.wikipedia.org/wiki/Comboio_de_alta_velocidade).

A resposta às minhas dúvidas vem novamente da Wikipédia, pelo menos parcialmente. Os comboios de "Alta Velocidad Española" (AVE) têm como máximo de velocidade os 320 km/h (es.wikipedia.org/wiki/Alta_Velocidad_Española). Os comboios Alvia, como o Madrid - Ferrol, circulam a uma velocidade máxima de 250 km/h e utilizam em parte o percurso das linhas de alta velocidade e de linhas convencionais no resto, adaptando a largura entre rodas à bitola ibérica ou europeia conforme a linha (es.wikipedia.org/wiki/Alvia). Não é portanto um "comboio de alta velocidade". Porque razão a nossa comunicação social lhe chama "comboio de alta velocidade" e não refere se a velodidade de 200 km/h é aceitável fora das curvas pronunciadas como a do acidente? Porque os jornalistas não têm dúvidas e se as têm não se dão ao trabalho de perder uns minutos para investigar, nem sequer na Wikipédia.


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