sábado, 20 de abril de 2013

O telefone e a net fazem muita falta...

Na Segunda-feira passada, dia 15, de manhã, fiquei sem telefone fixo e sem net. Felizmente, continuei a ter a possibilidade de usar o telemóvel. Contactada a PT, fiquei a saber, através de uma gravação, que havia uma avaria na minha zona e que esperavam repará-la até ao dia 17 às 18 horas e zero minutos (sério: disseram mesmo "e zero minutos"; pena não terem precisado os segundos). Tiveram ainda a grande amabilidade de me informar, via SMS, que a avaria se devia a "roubo de cabos". Fiquei espantado: Roubo de cabos telefónicos em plena Lisboa? Tinha visto algumas notícias na TV sobre roubo de cabos em zonas remotas, pouco habitadas, em que os cabos telefónicos e de energia viajam em postes elevados à vista de todos e de mais fácil acesso. Mas nas cidades os cabos são enterrados e só acessíveis através de caixas subterrâneas com tampas metálicas e não é fácil, julgava eu, a qualquer larápio abrir a tampa, ir lá, cortar e roubar cabos, transportá-los e tudo sem ser visto. Já me informaram que não é assim tão raro: tem havido outros casos de roubo de cabos em plena cidade, por ladrões que se fazem passar por pessoal técnico ou que o fazem a coberto da noite.
Na tarde desse mesmo dia, vi vários funcionários da PT a trabalharem perto de uma tampa aberta no passeio numa rua perto, mas às 18 h taparam a abertura e foram-se embora. Na Terça-feira, outros funcionários da PT, cavaram um buraco na relva algumas dezenas de metros mais longe, buraco que foi tapado no mesmo dia à tarde, tendo os funcionários desaparecido novamente à hora normal de terminar o trabalho. No dia 17 às 18 horas, zero minutos e zero segundos nada aconteceu. O telefone continuou mudo, tal como a net, muda e incontactável. Da PT, perante o meu protesto, adiantaram nova data: dia 19 às 18 horas (desta vez ignoraram não só os segundos, como até os minutos). 
Finalmente ontem, Sexta-feira 19, às 16 horas e alguns minutos (não vi exactamente quantos), voltei a ter telefone e net, o que me possibilitou escrever a história desta experiência no meu blog. 5 dias para repor os cabos roubados! 5 dias sem telefone fixo e sem acesso à internet! Assim é que se aprecia bem como estas coisas que damos por adquiridas fazem muita falta. Claro que a falta de fornecimento de electricidade ou água seria muito mais grave, mas há pequenas coisas que também se tornaram praticamente imprescindíveis. 
Como não tenho experiência de montar cabos telefónicos, não tenho dados para saber se o prazo foi razoável ou exagerado, mas parece-me que não houve a preocupação de pedir aos funcionários para fazerem horas extraordinárias para pouparem os clientes. Sempre quero ver se a PT tem a lata de cobrar o serviço não prestado nos dias em que não tive ligação telefónica...
 
E aqui está a explicação da minha ausência do blog nesta semana que agora acaba.

Sem comentários: