domingo, 23 de setembro de 2012

Insultos

Saliento a frase de Graça Franco que ouvi anteontem: "Quem aceita governar nestas circunstâncias não merece que haja na rua quem insulte gratuitamente". É exactamente o que eu penso e logo que Passos Coelho aceitou ser indigitado para formar Governo pensei que, se tivesse a noção do que o esperava, mais valia recusar e manter-se afastado de funções políticas. Mais valia para ele; felizmente não cedeu a essa tentação. Ouvir agora multidões a gritar "Gatuno" e outros "elogios" faz-me lembrar as multidões que reclamavam cabeças durante a Revolução Francesa e particularmente durante o Terror. Felizmente agora não reclamam cabeças, a civilização evoluiu para formas de protesto menos drásticas, mas, por muito que possa haver erros de governação, continuo a acreditar na boa vontade destes governantes e parecem-me completamente injustos os insultos que se ouvem nas manifestações e em outras ocasiões.

1 comentário:

Bartolomeu disse...

Aquilo que eu penso, exactamente, caro Freire, é que: quem aceita ser indigitado para ocupar um cargo de chefe de um governo, não tendo "noção daquilo que o espera" é inconsciente e inconsequente, impreparado, vaidoso e convencido. Contudo, penso exactamente também, que a posse dessas "qualidades", não merecem os "elogios" que a turba tão calorosamente lhe manifesta.
O caro Freire, continua a creditar na boa vontade destes governantes.
Confesso-lhe; eu também. Acredito, tal como ontem Marcelo Rebelo de Sousa deixou implícito no seu comentário televisivo, que a boa intenção dos nossos governantes, so terminará, no dia em que os portugueses, exangues, deixarão de poder andar e respirar. Até lá, estou crente que as suas boas vontades se sucederão, cada vez mais fortes e contundentes.