segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O sorriso dos portugueses

O Económico noticia que "os portugueses sorriem menos por causa da crise". Fiquei curioso de saber como tinham chegado a esta conclusão. Não é fácil medir o grau de sorriso dos portugueses; será que andariam pelas ruas e por outros locais públicos a contar quantos passantes sorriam? E então nas casas particulares? E como poderiam saber se era por causa da crise? Teria perguntado às pessoas sérias por que razão não sorriam? Como poderiam, doutro modo, chegar às conclusões enunciadas?

Cheio de curiosidade, apesar da futilidade da questão, fui ler o artigo completo. Pois bem: o estudo, do director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, professor Freitas Magalhães foi feito por análise de fotografias publicadas nos jornais diários. Apesar de ter observado meio milhão de fotografias, pelo que lhe gabo a paciência, que o professor me perdoe, mas eu, que de estudos sociológicos nada entendo, acho que a amostra foi mal escolhida. As fotografias publicadas nos jornais não são representativas, pois podem facilmente sofrer de enviezamento pelo critério dos jornalistas: Quando os jornalistas estão em média mais mal dispostos, seja qual for a razão, como por exemplo por ganharem menos nas horas extraordinárias, terão tendência a escolher fotografias de pessoas mais carrancudas. Pode ser resultado da crise, mas a causa não está necessariamente nos portugueses, mas possivelmente nos jornalistas. E também pode ser por causa da crise dos jornais impressos, cujas vendas tem caído, e não directamente pela crise económica, financeira, da dívida soberana ou do euro, como queiram chamar-lhe.

Também a conclusão de que "as mulheres continuam a sorrir mais do que os homens", tirada a partir de fotografias publicadas na imprensa, parece-me absolutamente sujeita a erro. É fácil verificar que há maior tendência a publicar fotografias de mulheres sorridentes do que de homens sorridentes, até porque a maioria dos jornalistas da imprensa continuam, julgo eu, a ser homens.

Sem comentários: