quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Livraria Portugal 2

Livraria Portugal 2

http://www.seraqueosanjostemsexo.blogspot.com/2012/01/fecha-livraria-portugal.html

Voltei ontem à Livraria Portugal, em parte para me despedir, em parte para ver os saldos. Comprei 4 livros, mas foi uma visita triste. Já aqui me referi às minhas recordações desta livraria, quando soube que iria fechar.


Agora encontrei na mesma muitos livros, mas também muitas prateleiras vazias. O ambiente era desolador: Embora os livros estivessem expostos em várias mesas mais ou menos por assunto, era evidente a diversidade dos tipos de livro, muitos de edições antigas, outros mais recentes. O 1.º andar, maioritariamente preenchido por livros técnicos, tinha mais de metade das prateleiras quase completamente vazias. Deste modo tornava-se mais fácil ver a antiguidade das prateleiras, como já não é normal ver. Os livros eram vendidos com um desconto de 50% e, apesar de muitos me parecerem invendíveis, pelo número de clientes, parece-me possível que nestes últimos dias a livraria ainda faça bom negócio. O saco de plástico, que vou guardar como recordação, junto com a última factura do Grandella e de um talão da extinta Discoteca Roma, recordava que a livraria foi fundada em 1941.


Infelizmente não é só a Livraria Portugal que fecha: Os estabelecimentos fechados nas ruas da Baixa são em grande número. Tristes sinais dos tempos.

Fotografia tirada de Portugal dos Pequeninos.

Sem comentários: