segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Greves e luta de classes

No Quarta República, escreveu Pinho Cardão:

«"Nós somos os explorados e eles os exploradores!"
Arménio Carlos, no Congresso da Intersindical.
Na Soflusa, eles estão em greve. A Soflusa é uma empresa pública e os donos são todos os portugueses. Muitos milhares que precisam do transporte, e até já o pagaram, são explorados com a greve. Tem toda a razão o Arménio Carlos»


Portanto eu, que nunca ando de barco, estou a explorar os pobres dos trabalhadores (ou será mais apropriado chamar-lhes proletários?) da Soflusa. Claro! Sou eu que lhes pago os ordenados. Há tempos tive uma troca de ideias com uma pessoa que afirmava que a luta de classes ainda tinha sentido. Fiquei admirado por haver quem defendesse tal ideia e não tivesse dado pelo profunda transformação da sociedade. Afinal, a acreditar no novo secretário geral da CGTP, era eu que estava enganado. Só que por vezes é muito difícil saber quem pertence a cada classe...

Sem comentários: