quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Sacrifícios

Equidade? Sim, equidade é fixe. Mas como?
Sou pensionista, dos que, por serem "ricos" com pensões superiores a 1000 €, vão sofrer o confisco dos subsídios de Natal e de férias durante pelo menos 2 anos. Claro que me vão fazer muita falta, mas penso conseguir uns euritos para poder comprar umas prendas aos meus netos nos próximos Natais. E o que me preocupa menos neste momento é a equidade. Não é por eu ser altruísta ou boa pessoa e aceitar o sacrifício mesmo que outros não tenham de o fazer; é que acho que Portugal tem neste momento problemas muitíssimos mais prementes e importantes do que a equidade. Uma das coisas que ajudava era que as pessoas com responsabilidade se deixassem de polémicas. Que discutissem discretamente as questões, em vez de lançar palavras dúbias ao ar.

Há limites para os sacrifícios que podem ser pedidos aos portugueses? Claro! Em 2012 o limite é conseguir que o défice não ultrapasse 4,6% do PIB. Se com as medidas duras deste Orçamento se conseguir isso, serão sacrifícios necessários e que portanto podem e devem ser pedidos, direi mesmo exigidos, aos portugueses.

Sem comentários: