sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Akordu ortugráfico

Nunca gostei do chamado acordo ortográfico e recuso-me a adoptá-lo, mesmo nos casos em que sei as regras. Infelizmente não posso impedir que ensinem os meus netos por essas novas regras. Algumas são só irritantes, outras são completamente destituídas de lógica.

Leio agora com satisfação os comentários de Helena Araújo no blog 2 Dedos de Conversa sobre esta questão.
Também com satisfação saboreei a sugestão de passar a escrever exactamente como se lê, dando a cada letra um único som e atribuindo a cada som uma única letra. Já há muito que a ideia me ocorreu, mas nunca a desenvolvi. Chamei-lhe "ortografia fonética". Vejam o exemplo da própria Helena Araújo:

«à atensão dos purtugezes rezidentes em Berlim
Carus amigus,

escrevu-vus segundu as minhas próprias regras de nova urtugrafia. Bem sei que anda pur aí um acordo, mas eu axo que ele peca por defeito. Se é para simplificar, vamos até ao fim. Até às últimas consecuênsias.
Por ezemplo: acabar com o ç - o que soa ç escreve-se com s, e o que soa z escreve-se com z.

Para us mais acumudados, contudu, organizaram uma sesão de esclaresimento no prósimo fim-de-semana. Um "tudo o que sempre quis saber sobre o acordu ortugráfico e não teve curajem de perguntar".»

Porque não?

Sem comentários: