domingo, 11 de julho de 2010

Será possível endireitar o plano inclinado?

Não pude assistir ao Plano Inclinado de sábado passado, mas, segundo relata o Quarta República, em "Inverter o «plano inclinado»", o empresário Alexandre Soares dos Santos é de opinião que "os partidos políticos já não resolvem coisa alguma." e de que "Está chegado o momento, sob a égide do Presidente da República, de sentar à mesma mesa governo, partidos políticos, empresários e sindicatos e outras entidades representativas das forças vivas da sociedade civil para se chegar a um acordo."

Não acredito que seja esta a solução para a grave crise que atravessamos. Essa "solução" era defendida há anos pelo meu sogro para todos os conflitos ou dificuldades do mundo, incluindo as crises porque Portugal passava, que não se comparavam com a actual. O meu sogro morreu há anos com 94 anos, só tinha a 4.ª classe e pouco sabia de política, mas já nessa altura eu sorria incrédulo com a sugestão. Seria uma iniciativa impossível e, mesmo que possível, inútil, porque não se chegaria a acordo e, mesmo que por absurdo se chegasse, não creio que o acordo resultasse. É com pena que o digo, mas parecem-me muito ingénuos os que, como o meu sogro, o propõem.

Sem comentários: