domingo, 16 de agosto de 2009

Garotices

Visito com certa frequência o blog 31 da Armada e muitas vezes encontro opiniões interessantes. Agrada-me o seu ar desempoeirado e por vezes irónico. Apesar de republicano convicto, nunca me incomodou a sua costela monárquica, ou mesmo mais do que uma costela.
Fiquei deveras surpreendido por este blog ou pelo menos alguns dos seus colaboradores terem levado a cabo uma acção que só se pode considerar uma garotice: trepar à varanda principal da Câmara Municipal de Lisboa para substituírem a bandeira da cidade pela bandeira monárquica azul e branca. Por acaso até gosto das cores e só a coroa real, apesar de bonita, me incomodaria se correspondesse à nossa forma de organização política. Até acho que poderia ter sido mais acertado que os revolucionários republicanos de 1910 tivessem mantido as cores e apenas retirado a coroa. Mas não foi isso que aconteceu e, mal ou bem, a nossa bandeira é verde-rubra e não está sequer em causa, porque a que foi retirada (e agora justamente devolvida lavada e passada a ferro) foi a bandeira da cidade de Lisboa e não a bandeira nacional. Mas o acto em si não tem significado e não merecia o relevo que a comunicação social decidiu conceder-lhe, certamente por falta de assuntos mais importantes e por constituir uma reportagem barata.

Sem comentários: