quarta-feira, 20 de maio de 2009

O caminho

Segundo Sócrates "A qualificação é o caminho para tirar Portugal da crise." Até estou de acordo. Claro que não é o único caminho, isto é: será uma condição necessária, mas não suficiente. Mas lá que é necessária, isso é. Seria importante sobretudo a qualificação dos nossos governantes, a começar por Sócrates, que tem mostrado ter escassa qualificação para o cargo de primeiro-ministro. O que me chocou foi ter feito essa afirmação na cerimónia de entrega de diplomas das Novas Oportunidades. Não foi divulgado de que grau são os diplomas e muito menos quais foram os critérios para a sua concessão. Mas pelo que se tem sabido da metodologia das Novas Oportunidades, esses diplomas não são mais do que um atalho para com algumas poucas aulas e uma valorização generosa da experiência dar equivalência ao que os estudantes que seguem a escolaridade normal só conseguem após anos de estudo. Se estou errado, agradeço que me corrijam. Portanto esta "qualificação" permitirá aumentar rapidamente o número de indivíduos que completam o 9.º ou o 12.º anos, suponho eu, mas significam pouco em termos de qualificação real.

Sem comentários: